entrevista-panorama

Abastecedora Fagundes explica os valores que compõe o custo da gasolina

By on 9 de novembro de 2015

Representante da Abastecedora Fagundes, que tem atuação em Taquara e Três Coroas, esteve nesta semana no Jornal Panorama para explicar a composição dos custos dos combustíveis, em especial a gasolina. Segundo George Fagundes,  os preços são calculados pelos postos com base na livre concorrência e sofrem variação dependendo de vários fatores analisados pelas empresas. Na sexta-feira passada, por exemplo, houve aumento no valor do etanol, combustível que é acrescido à gasolina, o que repercutiu novamente nos preços cobrados nas bombas.

Fagundes explicou que, conforme pesquisa da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o valor da gasolina é composto por vários custos. O combustível, propriamente dito, representa 38% do valor. Já o etanol que é acrescentado à gasolina significa 14%. O restante do custo para as distribuidoras, segundo a pesquisa, é com impostos, que somam 48%. Deste total, é acrescentada ao valor do combustível a margem da distribuidora, que precisa calcular este montante com base nos seus custos.

Entregue a gasolina aos postos de combustíveis, estas empresas também precisam verificar seus custos de forma a calcular o preço que será cobrado do consumidor final. Entre os valores que impactam nos custos, explicou George, está o dissídio dos frentistas, que alcançou 14,6% neste ano, bem como o forte impacto na energia elétrica, que sofreu sucessivos aumentos em 2015. Também sofreram majorações neste ano as taxas cobradas pelo Governo. George citou como exemplo uma taxa cobrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para o funcionamento dos postos de combustíveis, que teve aumento de 157%.

“O mercado é muito sensível às variações de custos”, comentou Fagundes. Segundo George, é preciso desmistificar qualquer ilação de que existe uma combinação de preço entre os postos, pois isso não ocorre, até mesmo porque seria uma prática ilegal. “Temos muita fiscalização em cima disso”, frisou. George acrescentou que o cenário é de livre concorrência e os postos definem os valores cobrados do consumidor analisando a concorrência e a composição dos seus custos.

Comments

Be the first to comment.

Leave a Reply

*



You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>