52a1f871ba3df

CÂNION ITAIMBEZINHO – Parque Nacional de Aparados da Serra

By on 17 de fevereiro de 2016

O Cânion Itaimbezinho é a grande estrela da região. É o cânion mais famoso e também um dos mais belos. Suas paredes medem 5,8 km de extensão, 720 metros de profundidade e 600 metros de largura. O nome é de origem tupi-guarani, alusivo aos índios, os primeiros habitantes do local, e significa “ita=pedra” e “aimbé=cortada, afiada”. Ou seja, pedra cortada ou pedra afiada. O Itaimbezinho fica no Parque Nacional de Aparados da Serra, unidade de preservação mantida pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade) e criada em 1959.

As trilhas
No Itaimbezinho podem ser feitas três trilhas: duas na parte alta, onde fica a sede do Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul (RS); e uma na parte de baixo, no interior do cânion, com entrada pelo município de Praia Grande (SC). Na parte alta, os visitantes podem percorrer a Trilha do Vértice (1,5 km) e a Trilha do Cotovelo (6 km). Os caminhos podem ser percorridos a pé ou de bicicleta. Para o passeio na parte alta do Cânion Itaimbezinho reserve um dia e para a Trilha do Rio do Boi outro dia.

Trilha do Vértice
Esta trilha possui 1,5 km de extensão. Em seu percurso há mirantes, passarelas e placas. Em seu primeiro mirante é possível ver a Cascata das Andorinhas, que possui uma queda de aproximadamente 300 metros de altura. Suas águas são formadas pelo Arroio Perdizes. No segundo mirante é possível ver a Cascata Véu da Noiva, com uma queda de 500 metros. Suas águas são formadas pelo Arroio Preá, que ajuda na formação do Rio do Boi. No terceiro mirante é possível ver as duas cascatas e o início do Cânion Itaimbezinho, que é em forma de vértice e dá origem ao nome da trilha.

Trilha do Cotovelo
Esta trilha possui 6 km de extensão. A maior parte do trajeto é percorrida por uma antiga estrada do parque e o restante do caminho é feito pela borda do Cânion. Chegando ao mirante é possível ver a imagem clássica dos paredões do Itaimbezinho, com o caminho do Rio do Boi no meio. Também é possível ver de pertinho as duas cascatas e uma terceira, chamada Seu Marçal.

Trilha do Rio do Boi
Esta é mais longa e também a mais difícil do Parque Nacional de Aparados da Serra. O acesso é por Praia Grande (SC) e só é possível fazê-la com o acompanhamento de um guia ou condutor credenciado no Parque Nacional de Aparados da Serra. A caminhada é feita na parte de baixo do Cânion Itaimbezinho, no seu interior. São 8 km de trilha passando por dentro do rio. A caminhada dura de cinco a sete horas. No verão, o passeio possibilita banho de cachoeira e em piscinas naturais. Reserve um dia somente para este passeio.

Mais informações em Cambará Online

Comments

Be the first to comment.

Leave a Reply

*



You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>